ACD Semear Valores no 1º ciclo: um Guia para o Professor Semeador turma T1/2025
Apresentação
Esta ação surge no seguimento de um projeto desenvolvido na EB1 Sophia de Mello Breyner do Agrupamento de Escolas Carnaxide-Portela sobre a aplicação do modelo das virtudes e forças de carácter junto de turmas do 1º ciclo e visa disseminar junto de educadores e docentes, em especial do Concelho de Oeiras, formas de aplicação do mesmo em contextos educativos. Esta é uma ação financiada pelo Prémio Infância promovido pelo BPI | Fundação La Caixa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o modelo das virtudes e forças de caráter, através de uma abordagem vivencial. - Conhecer e explorar formas práticas de aplicar este modelo ao serviço da promoção de ambientes educativos mais cooperativos e inclusivos. - Conhecer, em primeira mão, um recurso para a educação do caráter e prevenção do bullying: GPS - Guia do Professor Semeador. - Conhecer e manipular outros recursos lúdico-pedagógicos originais, criados pela Semear Valores.
Conteúdos
- Introdução ao Modelo das virtudes e forças de caráter (Peterson e Seligman, 2004). - As 4 etapas da utilização do modelo em contexto educativo. - Outras explorações do modelo em contexto educativo. - Apresentação do GPS - guia do professor semeador.
Metodologias
Será utilizada uma metodologia essencialmente vivencial.
Observações
Formador/a: - Patrícia Sarmento - Kalpna Kirtikumar
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |