ACD Elogiar para a criatividade turma T1/2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1. A Criatividade 1.1. O que é e como se manifesta? 1.2. A criatividade quotidiana é importante para a sobrevivência da espécie? 1.3. Pessoas curiosas são mais criativas? O papel do Interesse e da Curiosidade no processo criativo. 1.4. Como viver uma vida que valha a pena ser vivida? O estado emocional de Flow (fluxo emocional). 2. O elogio 2.1. Elogiar é sempre positivo? 2.2. Talento vs Esforço: o que vale mais? (Growth Mindset). 3. A Motivação Intrínseca 3.1. Como uma tarefa desafiadora e exigente se pode tornar prazerosa? (Self-Determination Theory) 4. Dopamina: a Molécula do Desejo 4.1. O que não temos agora e queremos no futuro é a base da imaginação e do pensamento criativo.
Formador
Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |