ACD Comportamentos Autolesivos na Escola - Identificar e Intervir. Como? turma T1/2025

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

-Compreender os CAL e as suas diversas funções. Tipos de comportamentos auto lesivos. Sinais de alerta e fatores de risco. -Desmistificar o conceito de comportamentos de risco, nomeadamente de automutilação, comportamentos suicidários e a influência do mundo digital. Como abordar um aluno que realiza estes comportamentos, -Estratégias para os professores comunicarem com o aluno, falar com os pais e as questões de confidencialidade. -Prevenção- como operacionalizar no contexto escolar.

Observações

Formadora: Sónia Serrão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 29-10-2025
Fim: 29-10-2025
Acreditação: ACD-50
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

INSCREVER-ME