
ACD Comportamentos Autolesivos na Escola - Identificar e Intervir. Como? turma T1/2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
-Compreender os CAL e as suas diversas funções. Tipos de comportamentos auto lesivos. Sinais de alerta e fatores de risco. -Desmistificar o conceito de comportamentos de risco, nomeadamente de automutilação, comportamentos suicidários e a influência do mundo digital. Como abordar um aluno que realiza estes comportamentos, -Estratégias para os professores comunicarem com o aluno, falar com os pais e as questões de confidencialidade. -Prevenção- como operacionalizar no contexto escolar.
Observações
Formadora: Sónia Serrão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |